A Bíblia

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mês Mariano

Aproxima-se mais um mês de Maio onde em consonância com a Igreja, celebramos a virgem Maria, mãe de Jesus e da Igreja. Exemplo de simplicidade e fidelidade aos ensinamentos de Cristo que é caminho, verdade e vida. Participe das celebrações e terços em nossa paróquia e seja mais um a contribuir com a obra de Maria.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS DE MAIO:

01/05 (terça-feira)..................Trabalhadores.
02/05 (quarta-feira)........Legião de Maria.
03/05 (quinta-feira)................Famílias residentes nos conjuntos (Manoel Pedro/ Pedro Melo).
04/05 (sexta-feira)...........Escola Cônego Antas.
05/05 (sábado).............Crianças da comunidade.
06/05 (Domingo)...............Comunidade em geral.
07/05 (segunda-feira)............Famílias residentes na praça Cônego Antas.
08/05 (terça-feira)...............Famílias residentes na rua Ernesto Xavier da Costa.
09/05 (quarta-feira)....... ) Apostolado da Oração.
10/05 (quinta-feira)............. Famílias residentes na rua Clidenor de Oliveira e conj. Sta. Luzia.
11/05 (sexta-feira)..............Escola Estadual Josefa Sampaio.
12/05 (sábado).....................Juventude.
13/05 (domingo)..................Comunidade em geral.
14/05 (segunda-feira)...........Famílias residentes no centro da cidade.
15/05 (terça-feira)............Famílias resid. Na rua Epitácio Pessoa I e II.
16/05 (quarta-feira)..........Famílias resid. Nos conj. Donatile, COHAB e IPE.
17/05 (quinta-feira).............Famílias resid. Nas ruas ,Luiz Tarssino de Meneses, Tomé Florêncio e Luciano das Neves.
18/05 (sexta-feira)...............Grupo Mãe Rainha.
19/05 (sábado)................Catequese.
20/05 (domingo)...............comunidade em geral.
21/05 (segunda-feira).........Rua Heráclito Furtado e Gaspar Lopes.
22/05 (terça-feira)............Escola Paulo VI.
23/05 (quarta-feira)......... Rua João Luiz da Câmara e Vila popular.
24/05 (quinta-feira)........ Rua Justino Xavier e José Adelino.
25/05 (sexta-feira)........Escola Raimundo Cavalcanti.
26/05 (sábado).......Ministros da Eucaristia e Pastoral do Dízimo.
27/05 (domingo)......Comunidade em geral.
28/05 (segunda-feira).......Escola Estadual Abel Furtado.
29/05 (terça-feira)......Ruas Odilon Cabral e Álvaro Gouveia.
30/05 (quarta-feira..... Famílias residentes na rua Sebastião Inácio e Praça Celestino Batista.
31/05 (quinta-feira).....Comunidade em Geral. 

Missa do Trabalhador

Convidamos você trabalhador e todos de sua família para participar neste dia 01 de Maio da Missa do Trabalhador que será presidida pelo Pe. Rogério Barros na Paróquia de São Paulo Apóstolo às 19:30 mim.



São José é o modelo ideal de Operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu seus deveres para com a comunidade, ensinou a Jesus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A mais bela Matriz da região central!

A Paróquia de São Paulo Apóstolo lidera o ranque sendo votada como a mais bela Matriz da região central. A elaboração do questionário foi feita pela equipe da PASCOM da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Afonso Bezerra.

#Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Missa Solene com Dom Jaime Hoje.


Dom Jaime Vieira Rocha estará visitando logo mais às 19 horas* a Paróquia de São Paulo Apóstolo, onde irá celebrar a Santa Missa juntamente com o Pe. Rogério Ferreira.
Venha e participe da celebração de aniversário de nossa paróquia!

terça-feira, 10 de abril de 2012

CNBB convoca para Vigília de Oração pela Vida.


Na próxima quarta-feira, dia 11/04, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o julgamento sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nesta Sexta-feira Santa, 06/04, uma carta a todos os bispos do país, convocando para uma Vigília de Oração pela Vida às vésperas do julgamento.

Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (...)Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.

A seguir, a íntegra da carta da presidência da CNBB, bem como o texto completo da nota sobre o assunto: CARTA DA CNNB

Fonte: CNBB

segunda-feira, 9 de abril de 2012

CRUZ PEREGRINA CHEGA EM PEDRO AVELINO.



A réplica da Cruz do Dízimo Arquidiocesano chegou neste domingo, 08/04/2012 e permanecerá durante toda a semana na paróquia de São Paulo Apóstolo - Pedro Avelino, e depois partirá para a Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Afonso Bezerra.
Este monumento tem seu formato em três cruzes, simbolizando a Santíssima Trindade. E seus “braços” apontam para todas as direções, o que nos faz lembrar que a salvação que Cristo nos trouxe pela Cruz, é universal e direcionada a todos os povos e culturas.

terça-feira, 3 de abril de 2012

CRONOGRAMA DA SEMANA SANTA

CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR.

HORÁRIOS DE ADORAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO PAULO APÓSTOLO Pedro Avelino/RN

QUINTA-FEIRA (NOITE)
Grupo Mãe Rainha e Legião de Maria 21:00hs 22:00hs
Apostolado da oração 22:00hs 23:00hs
Juventude 23:00hs 00:00hs

SEXTA-FEIRA (DIA)
Escola Josefa Sampaio 7:00hs 8:00hs
Escola Paulo VI e Abel Furtado 8:00hs 9:00hs
Escola Castelo Branco 9:00hs 10:00hs
Escola Raimundo Cavalcante 10:00hs 11:00hs
Pastoral do Dízimo 11:00hs 12:00hs
Escola Cônego A. Antas 12:00hs 13:00hs
Catequese e Ministros da Eucaristia 13:00hs 14:00hs
Comunidade 14:00hs 15:00hs.

domingo, 1 de abril de 2012

Mudanças na tradicional procissão de ramos.



Logo mais às 6:30 da manhã, haverá a tradicional procissão de Ramos saindo da Capela do Bairro São Geraldo até a Igreja Matriz e encerrando com a Santa Missa presidida pelo Pe. Rogério.

Você sabe por que os santos ficam cobertos na quaresma?


É costume muito antigo na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta – Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa. 

O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de N. Senhor Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus, como nos relata o Evangelho segundo São João:
 “Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedrejais? (...). Procuraram então prendê-lo, mas ele se esquivou das suas mãos. Ele se retirou novamente para além do Jordão, para o lugar onde João começara a batizar, e lá permaneceu.” (Jo 10, 31-32.39-40)

A sua segunda dúvida versa sobre o cântico de Verônica durante a procissão do enterro do Senhor. Primeiramente, falemos um pouco sobre Verônica, cujo nome deriva-se de “veros icona” (imagem verdadeira), pelo fato de segundo a Tradição da Igreja, ela ter enxugado o rosto de Cristo a caminho do Calvário, e a imagem do rosto de Cristo ter ficado gravada milagrosamente no véu. Este episódio não consta na Sagrada Escritura, apenas na Tradição da Igreja (1). O nome de Verônica é mencionado no livro apócrifo “Atos de Pilatos” (século VI), no capítulo VII, fazendo crer que se trata da mesma mulher curada por Jesus da hemorragia
(cf. Lucas 8,43-48).  

Pois bem, na procissão Verônica canta a lamentação: “Ó vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há dor igual à minha dor.” Ressaltando a dor do Cristo que padece pela humanidade. Note-se que é comum cânticos e lamentações em velórios, conforme o testemunho de São Marcos e S. Mateus:

“Ao chegar à casa do chefe da sinagoga, viu o alvoroço e os que estavam chorando e fazendo grandes lamentações.Ele entrou e disse-lhes: Por que todo esse barulho e esses choros? A menina não morreu. Ela está dormindo”. (Mc 5,38-39) [grifo nosso]

“Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes:Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme. Eles, porém, zombavam dele.” (Mt 9,23-24).
Fonte: Veritatis